quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Gruppe Wieland - São Paulo 1951

Infelizmente os albuns de agora em diante tem muito pouco ou nada escrito...o que torna a identificação das pessoas e planadores praticamente impossível para mim. Quem tiver alguns anos nas costas e boa memória pode colaborar!
Estas fotos pertencem a um álbum entitulado "Gruppe Wieland", de acordo com o que vi no livro de vôos (coordenação do clube) eles voavam em Cumbica/SP, mas o hangar é do APP... help! . Estas fotos datam de 1951.

Acabo de receber algumas informações do Batata, vou adicionar acima de cada foto.

O CPP (Clube Politécnico de Planadores) ficava no Butantã, onde hoje está a raia olímpica da USP, que não existia na época. Os planadores são Neiva B Monitor.
Opa e Münch
O Kranich II, hoje voando em Tália, Curitiba - PR. A asa que aparece na direita talvez seja o Caboré, projeto do Eng. Sílvio de Oliveira construído nas oficinas do IPT.
Neiva B
Opa (na frente) ajudando a colocar um carrinho de hangar no Kranich. Neivão

Da direita para a esquerda: Opa Franz, Ekki (sentado no chão), Mário "o Açougueiro" (rebocador), ???????????. O planador era o Kranich.

Stearman, usado como rebocador.
Planador Wolf full acrobático. Um Grunau Baby II reforçado pelo Wolf Hirth, que projetou também o Grunau e depois fundou junto com o Schempp a Shempp&Hirth de onde hoje saem Discus, Numbus, Ventus, etc.

Opa e Ekki.

Vôo de planador sobre São Paulo decolando do Butantã. Imaginem, voava-se na final da cabeceira 17 do Aeroporto de Congonhas. Good old times!

3 comentários:

Cesar disse...

o "Neivão" PT-PAM, com mais de 6.000 hrs ainda voa, e tem sido o carro-chefe da instrução em Tatuí. Que agora conta com a frota do 2°Neiva-B (PT-PBA) reformado, e na espera da legalizar os documentos.

Cesar Parente inst. Ac. Tatuí

Nadja disse...

Comunico aos associados:
Partiu em vôo eterno no último dia 01/03/2011 aos 90 anos o voôavelista Werner Briest. Após adormecer Deus o chamou, seus anjos delicadamente o colocaram em seu planador e depois de seu sinal de “positivo” correram ao seu lado para depois voarem juntos em direção a eternidade. Deixou sua esposa Ina, sua filha Heidi, seu genro Rolf, suas netas Anita e Stefanie, sua cunhada Annelise e seus sobrinhos e sobrinhas.
Seu corpo foi velado em sua residência e depois levado para cerimônia fúnebre e cremação em Itapecerica da Serra. Em sua urna foi amorosamente colocado por sua filha um pequeno modelo de planador que esteve pendurado sobre sua mesa por muitos anos.
Agradecemos uma pequena menção a este fato em suas notícias.
Sem mais,

Nadja (sobrinha de Werner Briest)

P.S. na foto seu avô Franz está jogando xadrez com Werner Briest!

Eilor_A_Marigo disse...

Solei, tirei meu brevet, NESTE (http://www.youtube.com/watch?v=1FX0eK-IYTc) Neivao PT-PAM quando ele ainda era do CPP - Clube Politecnico de Planadores de Jundiai, entre 1974 e 1979. Na época ele era cor de laranja e amarelo. Voei com o Heinz (que dá nome ao hangar no video acima) o Udo, Dirk Kramer, Werner Briest, de quem fui equipe de terra no campeonato de 79 em Piracicaba, Esdras, Minoru, Bruno de Camargo Eifler, Carlos Kuchembecker da Silva (o famoso bananinha), o piloto Mário do rebocador, o meu instrutor do voo solo, Paulo Milliet Roque, e muita gente que os caracteres que faltam não me deixarão citar! Muitas Saudades!