
Griesheim fica na Alemanha, ao sul de Frankfurt, e durante a segunda guerra mundial (1939 - 1945) foi seriamente danificada, cerca de 60%. O aeroporto foi criado em 1908 (este ano celebra 100 anos de existência) e leva o nome de August Euler, fundador do primeiro aeroporto na Alemanha, bem como da primeira fábrica de aviões e da primeira escola de vôo.
Recentemente entrei em contato com o pessoal que está organizando a festa de 100 anos do aeroclube de Griesheim e eles me passaram algumas informações sobre os planadores da época que vemos neste blog. As anotações estão embaixo das respectivas fotos.
Esta foto foi enviada pelo Martin, da universidade de Darmstad e membro da organização da festa em Griesheim, ela mostra o hangar onde funcionava a fábrica de August Euler:

1) Este é Bedall, o instrutor:

2) Pronto para decolar:
3) Descansar na sombra da asa não é nada de novo:
O "Falke" é um planador projetado por Alexander Lippisch, o projetista chefe do “Deutsche Forschungsanstalt für Segelflug”. Este planador era utilizado principalmente para instrução.
4) As máquinas da época:
O “D-Präsident” também foi um projeto de Alexander Lippisch. Era um planador de alto desempenho utilizado principalmente para vôos de distância e em competições.
5) O Würzburg e o Windspiel eram planadores de alto desempenho na época:
6) Um dia de vôo a vela cansa...está na hora da pausa para o sorvete:
7) Este era o hangar da DFS (Deutsche Forschungsanstalt für Segelflug), uma organização governamental que relizava pesquisas com planadores civis. Eles eram responsáveis por estabelecer os padrões do ensino do vôo a vela. Também davam cursos de vôo a vela e provavelmente esta foi a razão de meu avô aparecer por lá. Na frente do hangar vemos um planador chamado OBS, utilizado para pesquisas meteorológicas em altitude.
8) E agora, para delírio de alguns na planadorbrasil: O GUINCHO e seu instrutor, Jachtmann.


9) Estas fotos foram envaidas pelo Martin e mostram como é o aeroporto de Griesheim hoje: